Após a linha universitária de transporte urbano ter sido desativada, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em São Gabriel decidiu cancelar as aulas nesta terça e quarta-feira, até que uma solução seja encontrada. Durante a tarde de terça, alunos e servidores se reuniram no Ministério Público (MP) junto à promotoria e representante jurídico da prefeitura para tentar regularizar temporariamente o serviço da linha Centro-Unipampa. Porém, até o momento, nenhuma solução foi encontrada.
Na reunião, foram expostas opções de solução para os alunos, entre elas, o possível empréstimo de micro-ônibus com a Secretaria de Educação de São Gabriel, ou esperar o resultado da licitação emergencial. Dos 570 alunos da instituição, cerca de 100 utilizam a linha da Unipampa para se locomover às aulas diariamente. Metade deles se reuniu em frente ao MP, e ainda aguardam por encaminhamentos.
— Ficamos à merce da situação, tentamos de um lado e outro, e absolutamente nada é resolvido. A gente tem a compreensão da parte burocrática, mas neste caso não tem condições. Não tem como abandonarmos nossas pesquisas no campus por conta do transporte, é a vida de muitos ali dentro — relata Karen Azevedo, acadêmica do curso de Biotecnologia.
Leia também:
Unipampa abre mais de 3 mil vagas em 58 cursos de graduação para o segundo semestre
De acordo com a coordenadora educacional do campus de São Gabriel, Beatriz Stoll Moraes, a universidade ainda estuda uma forma de disponibilizar automóveis próprios da instituição, até que a situação seja resolvida com o poder público da cidade. Anteriormente, a empresa já havia cancelado o último horário de ônibus da noite, fazendo com que a instituição adiantasse o horário de término das aulas, de 22h30min para 21h30min, se adaptando ao horário da empresa.
— Hoje eles simplesmente não apareceram, sem avisar ninguém, sem ninguém saber, a gente não foi informado e ninguém entrou em contato conosco. Simplesmente resolveram não fazer mais a linha.
Segundo informações repassadas pela transportadora Coleurbanus à prefeitura de São Gabriel, o rompimento se deu devido a empresa considerar a linha “anti-econômica“, uma vez que o lucro não compensaria os gastos para mantê-la em funcionamento. Um novo processo licitatório emergencial já está em andamento para substituir três linhas consideradas em situação precária: linha Unipampa, linha Santa Clara e a linha Azevedo Sodré. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 28 de junho.
Paralelo à medida emergencial, a prefeitura ainda garantiu que já está em preparação um novo edital para substituir todo o sistema de transporte coletivo, na busca de operar com ônibus com melhor estrutura.
Eduarda Costa, [email protected]
Leia mais notícias sobre Educação